Conheça um pouco mais da história das equipes que conseguiram acesso para A2

Conheça um pouco mais da história das equipes que conseguiram acesso para A2

Velo Clube, Penapolense, São Carlos e Santacruzense foram que subiram da A3 para A2Campinas, SP, 08 (AFI)
- Dos quatro times que conquistaram o acesso da A3 para A2 apenas o Velo Clube já esteve na A1. Santacruzense, Penapolense e São Carlos nunca disputaram a divisão de elite do futebol paulista. São Carlos já teve time na A1, que foi o Grêmio Sãocarlense, que disputou o Paulistão em 1991, 1992 e 1993, mas, atolado em dívidas, acabou ficando inativo, dando espaço para o novo São Carlos Futebol Ltda.


Fundado no final de 2004, o São Carlos nunca esteve na A1 e é um clube sem tradição, servindo basicamente como balcão de negócios de seu presidente Júlio César Bianchini, sem ter a história do Grêmio Sãocarlense.

Dos quatro novos integrantes da A2, o Velo Clube é o mais tradicional. Fundado em 1910, sempre alternou participações importantes em certames de São Paulo e seu melhor momento foi em 1978, quando subiu da então Divisão Intermediária (hoje A2) para a Divisão Especial (hoje A1).

Na época o regulamento era diferente, sendo que o lanterna da A1 era o rebaixado, subindo o campeão. O penúltimo colocado da A1 disputava um jogo com o vice-campeão da A2 para ver de quem seria a vaga da A1 na temporada seguinte.

Em 1978, a Portuguesa Santista foi a última colocada do Paulistão e caiu para a A2, sendo que o Paulista foi o penúltimo colocado, tendo que disputar o "rebolo" com o Velo Clube, que havia sido o vice-campeão da A2, com o título tendo ficado com a Inter de Limeira.

Em partida disputada no dia 10 de junho de 1978 no estádio Brinco de Ouro, em Campinas, o Velo Clube venceu o Paulista por 2 a 1 e conquistou o acesso para a Divisão Especial (Confira a Ficha Técnica ao final).

Mas o Velo Clube durou apenas a temporada de 1979 na Primeira Divisão de São Paulo. Em um longo campeonato, o Velo disputou 38 jogos no Paulista, conquistando cinco vitórias, onze empates e 22 derrotas. Foram 32 gols marcados e 52 gols sofridos.

Depois, o Velo ficou disputando a "Intermediária" (A2) até 1987, quando caiu para a A3. Disputou a Terceira Divisão Paulista em 1988 e ficou parado profissionalmente em 1989, 1990 e 1995. Voltou em 1996, quando teve que disputar a então última divisão paulista (B2), a quinta divisão paulista. Agora, com uma gestão profissional, conquista seu segundo acesso em seis meses, já que até o final de 2010, o Velo Clube estava disputando a Série B de São Paulo.

Ficha Técnica do Jogo do Acesso do Velo para o Paulista de 1979

Velo Clube 2 x 1 Paulista

Local: Estádio Brinco de Ouro, em Campinas-SP
Árbitro: Emídio Marques de Mesquita
Gols: Hércules (pênalti) 26´/1T, Davi (Paulista), aos 5´/2T e Odair Cologna, aos 6´/2T
Público: 9.247 pagantes

Velo Clube
Renato; Ademar, Almeida (Celso Mota), Hércules e Toninho; Dagoberto e Edson Augusto; Odair Cologna, Neguinho, Ivã e Ferreira.

Paulista
Chicão; Fidélis, Jorge Luiz, Djalma e Santos; Vicente e Souza; Valdir, Cuca, Davi, e Daércio.


Acompanhe

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato