COPA DO NORDESTE: Atrapalhando os estaduais, competição começa nesta sexta

COPA DO NORDESTE: Atrapalhando os estaduais, competição começa nesta sexta

Sem a presença do atual campeão, a principal competição do Nordeste chega ao seu início

Publicado na sexta-feira,
17 de janeiro de 2014
Campinas, SP, 17 (AFI) – Abandonada pelos clubes grandes na última temporada, a Copa do Nordeste promete ser levada mais a sério em 2014. Nesta sexta-feira, inicia-se a principal competição nordestina de futebol do ano com um jogo único entre Potiguar-M e Treze. Criticada por muitos, a Copa do Nordeste neste ano ao menos dá uma vaga para a Sul-Americana ao campeão.

 Confira! 

Com um regulamento absurdo, que não incluiu o atual campeão, Campinense, entre os participantes, a competição promete ganhar um carinho maior dos grandes do Nordeste neste ano. Em 2013, sem um prêmio no mínimo razoável, os grandes passaram vergonha e o Nordeste foi obrigado a ver uma final sendo disputada entre Campinense e ASA.

Em 2014, os clubes grandes investiram alto na busca pelo título do campeonato. Ceará, Bahia e Vitória, por exemplo, colocam a competição com maior importância até do que os estaduais e aí que mora outro pecado da Copa do Nordeste. Em um calendário apertado e ainda em ano de Copa do Mundo, a competição acaba atrapalhando os estaduais, que perde, em sua maioria, a presença dos principais clubes nas Primeiras Fases.
Outro pecado é excluir dois Estados do Nordeste, Piauí e Maranhão, que não possuem representantes na competição.
Disputa acirrada
Apesar de todos os problemas e do regulamento problemático, a Copa do Nordeste promete mexer com os corações dos torcedores dos clubes representantes. Clubes tradicionais do Brasil, como Bahia, Vitória, Santa Cruz, América-RN, Sport, entre outros estão na competição e veem na Copa do Nordeste o caminho mais curto para uma classificação à Copa Sul-Americana.
Outros clubes menos tradicionais, mais com força em seus Estados também não devem aliviar e chegam para surpreender, como fez o Campinense no ano passado. São os casos de Sergipe, Treze, Guarani de Sobral, Vitória da Conquista, entre outros.
RegulamentoNa Primeira Fase, os 16 clubes participantes são divididos em quatro grupos de quatro clubes cada. Após todos jogarem contra todos em jogos de ida e volta, os dois melhores colocados avançam para a próxima fase.

Na próxima fase, também chamada de quartas de final, os segundos colocados enfrentam os primeiros colocados de outros clubes em jogos de mata-mata em ida e volta, com o clube de melhor campanha atuando no segundo jogo como mandante. Quem vencer o confronto avança para às semifinais.
As semifinais seguem as mesmas regras das quartas de final, valendo o mesmo na final.
AberturaA competição começa nesta sexta-feira, às 21 horas, com a partida entre Potiguar-M e Treze, em Mossoró. No sábado e no domingo, mais seis jogos movimentam a competição e na segunda-feira, Náutico e Guarany de Sobral fecham a 1ª rodada.
 
Agência Futebol Interior

0 comentários:

Postar um comentário