Bomba ??? Na calada da noite, STJD rebaixa Ipatinga para Série D do Brasileiro

Na calada da noite, STJD rebaixa Ipatinga para Série D do Brasileiro

Tribunal puniu os mineiros por terem entrado na Justiça Comum

Publicado na domingo,
9 de fevereiro de 2014
Ipatinga, MG, 09 (AFI) - De volta a sua antiga casa, a torcida do Ipatinga recebeu uma notícia desanimadora para a sequência da temporada. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), em julgamento do Pleno, rebaixou oclube mineiro para a Série D do Campeonato Brasileiro por conta do time ter entrado na Justiça Comum antes de esgotadas as instâncias disciplinares.

O Pleno é a última instância da Justiça Desportiva. Sendo assim, o Ipatinga não pode mais recorrer nesta esfera. Os dirigentes do clube, no entanto, estão tranquilos quanto a situação, pos garantem que tem uma liminar na Justiça Comum, conseguida no ano passado, que impede o clube de ser rebaixado à Série D.
Esta punição ao Betim deve iniciar uma nova guerra para a disputa da Série C desta temporada. Com o rebaixamento do Ipatinga, o Crac deveria permanecer na terceira divisão, mas Cianorte-PR e Tiradentes-CE, também querem a vaga por terem se destacado na Série do Campeonato Brasileiro nos últimos anos.
Os times se aproveitam o precedente aberto pela CBF ao confirmar Treze e Rio Branco-AC na disputa da Série C em 2013. Ambos times entraram pela porta dos fundos, por meio de liminares na Justiça Comum. O caso até foi parar no Superior Tribunal de Justiça (STF). O ministro Luiz Fux determinou uma edição com 21 clubes, o que deve se repetir neste ano, já que o Estatuto do Torcedor afirma que a fórmula de disputa de um torneio só pode ser alterado depois de dois anos de disputa.
Relembre!
O Ipatinga, que virou Betim em 2013, fazia um campeonato regular, quando recebeu a notícia de que havia sido punido pela Fifa, com a perda de seis pontos, por causa de uma dívida com o Nacional da Madeira, de Portugal, numa transferência antiga do lateral Luizinho. Imediatamente o clube recorreu à Justiça Comum, onde conseguiu liminar que o protegia de qualquer punição.
A atitude constrangeu a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que apesar da força política interna não tem poderes para mudar uma decisão como esta. Por isso, a entidade seguiu quieta nos bastidores e encontrou uma nova dívida dos mineiros, só que com o The Strongest, da Bolívia – transação envolveu o atacante Pablo Escobar. E, desta vez, no calar da noite o Betim foi comunicado de que não poderia disputar a fase final da Terceira Divisão Nacional.
Com a decisão, quem disputaria o acesso na vaga do Betim era o Mogi Mirim, quinto colocado durante a primeira fase. Porém, horas antes de os paulistas entrarem em campo contra o Santo Cruz, uma nova liminar do clube mineiro fez com que o duelo fosse cancelado. Dias depois o Tigre de Minas voltou a competição, só que com justiça foi eliminado pelos pernambucanos, que retornaram à Série B de 2014.
 
Agência Futebol Interior

0 comentários:

Postar um comentário