Copa SP: Com apoio de ONG, time amador do Haiti usa competição como vitrine

Copa SP: Com apoio de ONG, time amador do Haiti usa competição como vitrine

Apoiados pela ONG "Viva Rio, jogadores do Pérolas Negras buscam usar a Copa São Ppaulo como vitrine para atual no futebol brasileiro

por Agência Futebol Interior
Campinas, SP, 28 (AFI) - Com 112 equipes e uma fase a mais, a Copa São Paulo de Futebol Júnior, organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF), terá uma atração em 2016. Apoiado pela ONG Viva Rio, o Pérolas Negras, time amador do Haiti, será o time estrangeiro convidado da edição.
A última vez que um time de fora do Brasil participou da Copinha foi em 2014, quando o time japonês do Kashiwa Reysol surpreendeu e avançou da primeira fase até parar na fase seguinte no Santos, que goleou os japoneses por 4 a 0. Na edição deste ano não houve clube estrangeiro.
O convite para o Pérolas Negras foi feito após conversas entre a ONG Viva Rio, o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), a Federação do Haiti e a FPF. A intenção da equipe é utilizar a competição como "vitrine" para os jogadores. Confirmado no torneio, o time do Haiti busca usar a competição como vitrine e muitos dos jogadores sonham em, um dia, atuar no futebol brasileiro.

Com estrutura de primeiro mundo no Brasil, time do Haiti busca vitrine na Copa São Paulo
Com estrutura de primeiro mundo no Brasil, time do Haiti busca vitrine na Copa São Paulo
A média de idade do time que jogará o torneio será de 18 anos. Como a equipe é amadora, a expectativa é que eles consigam atrair a atenção dos clubes brasileiros, recebam oportunidades para jogar no país e, assim, passem a ser profissionais para viver do esporte.
Fundado em 2011 e mantido pela ONG Viva Rio pormeio de doações, o time haitiano já disputou outros torneios internacionais amadores. Um na Noruega em 2013, onde a equipe do sub-16 conseguiu ser vice-campeã e outros dois no Brasil, um em 2014 e o outro neste ano.
No Brasil, há, inclusive, um centro de formação de atletas de base do clube - o Pérolas Negras Brasil - em Miguel Pereira, cidade que fica na região Centro-Sul do Rio de Janeiro, para onde são mandados os garotos haitianos que se destacam em seu país. A ideia é que os atletas que disputarem a Copa São Paulo sejam mandados para esse centro de formação de base após a competição, misturando brasileiros com haitianos.
O Pérolas Negras está no Grupo 28 da 47ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior ao lado de Juventus, América Mineiro e São Caetano. A estreia está marcada para o dia 3 de janeiro, contra o tradicional Juventus, no estádio da Rua Javari.

0 comentários:

Postar um comentário