34 anos depois EM 1994, PORTUGUESA SANTISTA CONQUISTAVA ACESSO PARA A2 CONTRA O BARRETOS

EM 1994, PORTUGUESA SANTISTA CONQUISTAVA ACESSO PARA A2 CONTRA O BARRETOS

Resultado de imagem para barretos x portuguesa santista
Publicado em 20 de abril de 2018, às 09h00


Nesta sexta (20), Barretos e Portuguesa Santos fazem o confronto decisivo para ver quem chega na final e fica com o acesso. Às 20h, as equipes se enfrentam no estádio Ulrico Mursa pela segunda partida da semifinal do Paulistão A3.

Em outro período, os semifinalistas tiveram a oportunidade de disputar uma das vagas do acesso, na última rodada do Paulistão A3 de 1994. O campeonato daquele ano aconteceu no formato de pontos corridos, resultando em disputar as vagas para a subida de divisão.

Situação na última rodada
Em 1994, a Portuguesa Santista disputava pela primeira vez um campeonato paulista de terceiro nível (atualmente A3) e enfrentou no campeonato clubes tradicionais como Nacional, Rio Preto, União Barbarense e o próprio Barretos. 

A equipe tinha um elenco de atletas experientes e reconhecidos para a campanha da A3, com a integração de jogadores fundamentais como Gilson Batata e Bahia, que era um dos atletas mais experientes, comandados pelo técnico Vagner Benazzi, credenciado por boa passagem e título com o Sãocarlense.

Na reta final daquele campeonato, quatro equipes brigaram por apenas duas vagas do acesso para a Divisão Especial (equivalente à A2). Atlético Sorocaba, Barretos, Portuguesa Santista e Rio Preto eram as equipes com chances de classificação, sendo o time santista e o barretense com 37 pontos e a equipe sorocabana com 38.

A decisão
A equipe de Santos não poderia falhar na chance de conseguir a classificação para a divisão de cima. Por isso, recebia o Barretos, no Ulrico Mursa, por uma das vagas para o acesso, precisando vencer o adversário direto da briga e de um tropeço do Atlético Sorocaba e Rio Preto em suas partidas.

Fazendo valer o mando de campo, a Portuguesa Santista foi para cima do adversário e conseguiu o triunfo com o estádio lotado. A presença de jogadores com a experiência de Bahia contribuiu para a construção do resultado que era necessário para chegar aos 40 pontos.

Com gols de Denis, Ulisses e Bahia, a equipe de Santos vencia o adversário pelo placar de 3 a 1 e se aproximava da classificação para o segundo escalão do futebol paulista, voltando ao posto que estava um ano antes da reformulação que os campeonatos passaram na época.  No entanto, precisava de outros resultados para conseguir a classificação.

O acesso com 40 pontos
A Portuguesa santista alcançou os 40 pontos com a vitória sobre o time barretense por 3 a 1, mas não era o suficiente para conseguir uma das vagas do G3. Entretanto, mesmo com a vitória do Rio Preto, o Atlético Sorocaba tropeçou contra o Independente de Limeira, no Estádio Comendador Agostinho Prada, chegando aos 39 pontos, sem conseguir ultrapassar o time comandado por Vagner Benazzi.

Ao final do campeonato, a Portuguesa Santista ficou com a terceira colocação, com 40 pontos, e conseguiu ao lado de Nacional e Rio Preto, que terminaram com 42 pontos -a equipe da Barra Funda ficou com o título da divisão-, o acesso para o A2 do Campeonato Paulista.

Novamente disputando o acesso em uma competição, a Portuguesa Santista mede forças contra a equipe do Barretos nesta sexta-feira (20), no Estádio Ulrico Mursa, precisando do empate para alcançar o objetivo.

* Colaborou Victor Graça, jornalista d'O Curioso do Futebol.

0 comentários:

Postar um comentário