Parabems Mais Um X.V Faz Aniversario Hoje

Abre alas para o vovô caipira! XV de Piracicaba completa 100 anos na elite






Torcedor fanático, presidente visa colocar o Nhô Quim em



Piracicaba, SP, 15 (AFI) – Há exatamente 100 anos nascia um dos times mais tradicionais do interior paulista. À partir de uma fusão entre o Esporte Clube Vergueirense e o 12 de Outubro surgiu o XV de Piracicaba, time que atualmente disputa a elite do futebol do Estado de São Paulo e conseguiu atrair milhares de seguidores, que costumam encher o Estádio Barão de Serra Negra mesmo em torneios menos expressivos, como no Campeonato Paulista da Série A2, quando colocou cerca de 18 mil pessoas diante do Palmeiras B ou na final da Copa Paulista de 2008, onde os presentes ultrapassava a marca de 20 mil.

Nos primeiros minutos desta sexta-feira, os moradores puderam conferir a linda festaque a torcida fez em frente o Barão de Serra Negra. O céu ficou iluminado com as queimas de fogos, fora o som que ecoavam pelas ruas, devido aos tambores das torcidas, que não paravam um minuto seque de cantarem as músicas típicas dos dias de jogos. No final, as pessoas degustaram de um enorme bolo, que foi feito especialmente para a data especial. Mas, não foi só na frente do estádio que a festa ficou marcada, por toda Piracicaba era visto bandeiras em homangem ao centenário do clube, principalmente na ponte que liga ao Engenho Central.


Voltando às origens!
Neste ano, o time do XV de Piracicaba honrou as tradições passadas, onde já chegou ao vice-campeonato Paulista, ao perder para o Palmeiras. O Nhô Quim, como é carinhosamente chamado pelo seus torcedores, fez um bom Paulistão, onde ficou muito perto das quartas de final e de conquistar uma vaga para a Série D do Brasileiro. O clube piracicabano ficou na décima colocação, a três pontos do G8.

Por sua vez, na Copa Paulista também realizou uma boa campanha, ao cair apenas na semifinal para o São Bernardo. Na partida de ida, no Barão de Serra Negra, o XV de Piracicaba perdeu para 2 a 0, em uma partida que o árbitro foi muito questionado. Primeiro por anular um gol legal da equipe piracicaba e confirmar um gol irregular do adversário. Vale lembrar também, que o juiz era de São Bernardo do Campo. Porém, o que não apaga o bom desempenho da equipe durante a temporada e que motiva para a seguinte, onde as metas são ainda mais maiores.

Fala presida!
E o XV de piracicaba parece estar no caminho certo. Por começar pelo seu presidente, Celso Christofoletti, que na década de 70 era um dos membros da torcida organizada do Nhô Quim e agora tem nas suas mãos a chances de levar o time, onde sempre sonhou. Nas maiores competições do país e quem sabe ao topo do pódio.

“É inexplicável o momento que estou vivendo. O XV, a cidade de Piracicaba está em festa, mas não deixamos de lado o planejamento para 2014, que está sendo feito com os mínimos detalhes. Tiramos esta sexta-feira para comemorar. É a festa do centenário. Estou do lado de mais de três mil torcedores. Muita música, bebida e comida. Na década de 70, eu estava entre os líderes da torcida organizada e 40 anos depois me torneio o mandatário principal do time. Não imaginava isso. É uma honra, um orgulho enorme, não só para mim, mas para toda a minha família”, afirmou Celso Christofoletti, ao Portal Futebol Interior.
“A torcida pode esperar um centenário especial. Lógico que não podemos tampar o sol com a peneira. No Paulistão, o nosso primeiro objetivo é não cair, porém, vamos entrar pensando em levantar a taça. Mas, vamos caminhar um passo de cada vez. Primeiro, se livrar do rebaixamento, depois tentar um vaga no quadrangular final e um lugar no Campeonato Brasileiro da Série D, onde o XV de Piracicaba vai voltar a jogar”, enfatizou o presidente.
Um pouco mais do Nhô Quim!
Primeiro time a disputar a elite do futebol paulista, o XV de Piracicaba chegou a ficar 16 anos fora do Paulistão. A volta veio em 2011, quando o Nhô Quim bateu o Guarani, nos pênaltis, na decisão do Paulista da Série A2, o que fez a torcida finalmente soltar o grito caipira de “campeão”, que estava entalado na garganta. Quem sabe no ano do centenário, o clube não volte também a jogar um campeonato nacional, onde não entra em campo, por um, desde 2004.

Entre os títulos conquistados pelo XV de Piracicaba estão: o Campeonato Brasileiro da Série C, o tetra do Campeonato Paulista do Interior, o penta do Paulista da Série A2 e um torneio início. Em 1976, foi vice-campeão Paulista, sua maior conquista até então.
Entre os eternos ídolos, que honraram a camisa do XV de Piracicaba, estão: o meia Ademir, o volante Chicão, o lateral-esquerdo Nilton De Sordi, o maior artilheiro da história do Alvinegro, Vicente Naval Filho, o Gatão, e o zagueiro Idiarte Massariol, que atuou por mais de 500 partidas com a camisa do Nhô Quim. Na fase recente, o atual treinador Cléber Gaúcho, também caiu nas graças da torcida.

0 comentários:

Postar um comentário