Longe dos dias de glórias, XV de Jaú completa 89 anos

Longe dos dias de glórias, XV de Jaú completa 89 anos


Mas como outros clubes do interior de São Paulo, o Galo da Comarca, também vem sofrendo falta de apoio

Publicado na sexta-feira,
Jaú, SP, 15 (AFI) – Esta sexta-feira é um dia muito especial para os torcedores de um dos times mais tradicionais do futebol paulista. Fundado no dia 15 de novembro de 1924, o Esporte Clube XV de Novembro de Jaú, dono da uma torcida fanática e de uma história gloriosa, completa neste dia 89 anos.

O XV está passando por momentos que fazem deixar os torcedores mais antigos com saudades
Mas como outros clubes do interior de São Paulo, o Galo da Comarca, que também vem sofrendo com a falta de apoio, inclusive da Federação Paulista de Futebol (FPF), está passando por momentos que fazem deixar os torcedores mais antigos com saudades da época em que o time de Jaú era respeitado e temido por seus rivais.
Hoje na Segunda Divisão do Campeonato Paulista, o XV de Jaú sofreu uma precoce eliminação, quando foi derrotado pela Inter de Bebedouro por 2 a 0, e não conseguiu avançar para a quarta fase da Segundona. A derrota também acabou com o sonho de disputar uma vaga na Série A3 do Campeonato Paulista de 2014.
Em 2011, o acesso para Série A2 bateu na trave do clube quinzeano. O Galo da Comarca chegou a disputar o Quadrangular Final, mas acabou na lanterna do Grupo 3, com apenas três pontos. Penapolense e Velo Clube subiram na chave.
Fundado no dia 15 de novembro de 1924, o clube recebeu o nome de Esporte Clube XV de Novembro de Jaú como homenagem à Proclamação da República. As cores que ostenta, o verde e o amarelo, também fazem alusão às cores da bandeira do Brasil. Entre as décadas de 50 e 80, o XV se destacou por montar bons times. Tanto que conquistou o Paulista do Interior (1951) e o Paulista da Série A2 (1951 e 1976).

O time de Jaú era respeitado e temido por seus rivais
Além disso, ficou famoso por ser um celeiro de craques. Entre os principais estão Sormani (ponta ex-Santos), Dino Sani (volante ex-São Paulo), Marolla (goleiro ex-Santos e Seleção), Wilson Mano (lateral ex-Corinthians), Alfinete (lateral ex-Corinthians), Sonny Anderson (atacante ex-Seleção), Nilson (atacante ex-Inter), Andrei (zagueiro ex-Seleção), Edmilson (zagueiro ex-Seleção), França (atacante ex-São Paulo), além de muitos outros.
O XV já havia ingressado no profissionalismo, quando no tempo recorde de 10 dias, foi erguido oEstádio Artur Simões, numa área doada pela família do homenageado e que, por longo tempo foi o reduto verde-amarelo. E mais que isso, palco de memoráveis jornadas. Com o passar dos anos, o velho e lendário estádio foi desativado e o local foi destinado a construção de residências. Depois disso, o clube conquistou um novo terreno e assim nasceu o Estádio Zezinho Magalhães.
O apelido de Galo da Comarca, segundo o esportista Manoel do Porto, publicada no Jornal Comércio do Jahu, foi atribuída ao clube em 1931, durante reunião com clubes que faziam parte da Associação Paulista de Esportes Atléticos.
Em não aceitando a posição adotada pelos demais clubes, Manoel do Porto, delegado do XV, provocou a reação do Dr. Antônio Galizia, que representava o Bocaina. O Dr. Galizia, dirigindo-se aos demais, disse: "do XV quer ser o Galo" e precisamos quebrar-lhe a "crista". A frase do eminente baririense, na ocasião representando o Onze de Bocaina, teve a pronta resposta de Manoel do Porto, nestes termos: "Então o Sr. quer dizer que o XV quer ser o Galo da Comarca?". Dessa tirada filosófica de Manoel do Porto, nasceu a alcunha que é marca registrada do auri-verde Jauense.

Em 2011, o acesso para Série A2 bateu na trave do clube quinzeano
Com 89 anos de existência, o XV de Jaú acumulou uma série de títulos. Confira as principais conquistas de um dos times mais tradicionais do futebol paulista e porque não, do Brasil.
Campeonato da Zona Central / II Divisao - 1951
Campeonato do Primeiro Grupo / II Divisao- 1951
Campeonato do Interior / II Divisao - 1951
Campeonato Paulista / II Divisao, ascendendo a 1a Divisao, apos vitoria por 1 a 0 sobre o Jabaquara, jogo-extra - Campinas - 16/02/52
Campeonato do Interior / I Divisao - 1954
Campeonato da I Divisao / I Turno / serie B - 76
Campeonato da I Divisao / II Turno / serie B - 76
Campeonato Invicto da Fase Final da I Divisao de 1976, reascendendo a antiga Divisao Especial
Vice-Campeonato do Torneio Inicio do Paulistao/84
Campeonato Paulista 1a Divisao Categoria SUB-20/2005

0 comentários:

Postar um comentário