ESPECIAL TÉCNICOS PAULISTÃO: Todo grande time precisa de um banco forte
A lista tem desde os profissionais mais experientes aos novatos
Mano no time dos “mano”
O nome de Mano já era dado como certo desde o momento em que foi oficializada a saída de Tite, ainda durante a disputa do Campeonato Brasileiro. A diretoria só esperou o término da competição para confirmar a chegada do novo treinador. Roberto de Andrade garantiu que Mano não foi procurado quando Tite ainda era o técnico.
O outro fator é o bom relacionamento do comandante com o presidente Mário Gobbi, amigo pessoal de Mano. Uma parte da diretoria e de conselheiros era favorável à vinda de Oswaldo de Oliveira. "Qualquer treinador vai sofrer pressão. Surgiram outros nomes, mas só conversamos com o Mano, que aceitou prontamente nossa proposta. Tínhamos de contratar alguém que conhecesse o Corinthians, mas que tivesse bagagem", justificou Roberto de Andrade.
Depois que saiu do Corinthians, Mano dirigiu a seleção brasileira e o Flamengo. E não teve bom desempenho nos dois trabalhos. Na seleção, custou a encontrar um time titular, perdeu uma Copa América e a medalha de ouro na Olimpíada de Londres. E no clube carioca, de maneira surpreendente, pediu demissão após poucos meses no cargo.
Comando Promissor
Por outro lado, o Atlético Sorocaba confirmou a contratação de Ivan Baitello, ex-Oeste e Mirassol, como o novo treinador do clube. No cargo, o novo técnico terá a missão de comandar o Galo na disputa do Paulistão de 2014. Neste ano, o clube lutou contra o rebaixamento e só conseguiu se livrar graças a uma recuperação extraordinária nas últimas seis rodadas da competição.
Com 40 anos, Ivan Baitello é tido como um dos treinadores mais promissores do interior paulista. Pelo Mirassol, o treinador conseguiu um acesso em 2004 e mais tarde repetiu boas campanhas no Paulistão, entre 2010 e 2012. Os bons trabalhos no Mirassol o levaram a ganhar uma chance na Série B do campeonato Brasileiro, comandando o Oeste, clube no qual obteve quatro vitórias, cinco empates e quatro derrotas.
Técnico “Samurai”
Wagner Lopes será mesmo o técnico do Botafogo no Campeonato Paulista. É o retorno do treinador a Ribeirão Preto, já que no início de 2013 ele dirigiu o Comercial, arquirrival da Pantera. Wagner Lopes estava treinando a Ferroviária para o Campeonato Paulista da Série A2, e conseguiu a liberação junto ao time de Araraquara. O técnico foi bem durante o pouco tempo que treinou o Comercial, quando pediu rescisão para assumir o São Bernardo, que disputara o Paulistão.
Wagner Lopes tem apenas 44 anos e foi apelidado de “Samurai”, por sua forte ligação com o futebol japonês. Em território asiático foi jogador de 87 a 2003. No ano seguinte apostou na carreira de técnico e dirigiu o Nikkei. Chegou ao Brasil como treinador em 2009, quando fez boa campanha pelo Paulista de Jundiaí. Depois ainda dirigiu Audax São Paulo e Comercial de Ribeirão Preto.
Subiu com o Verdão
Campeão Brasileiro da Série B de 2013, Gilson Kleina foi confirmado no comando do Palmeiras em 2014. O time comandado por Gilson Kleina garantiu o acesso à Série A no ano que vem com o título, comemorado no último fim da semana com a entrega da taça após a vitória por 4 a 1 sobre o Ceará.
Kleina esteve a frente do Verdão em 81 partidas – 14 meses - onde ele conquistou 41 vitórias, empatou 18 e saiu derrotado em 22 oportunidades. Antes de acertar a renovação de Gilson Kleina, a diretoria do Palmeiras tinha conversado com o técnico argentino Marcelo Bielsa. Mas as negociações logo se encerraram por motivos financeiros.
Além de Bielsa, surgiram outros nomes que poderiam ocupar o cargo de Kleina. Entre eles, Oswaldo de Oliveira e Vanderlei Luxemburgo, que foi demitido no Fluminense.
Aqui é trabalho
O acordo, que já era esperado há algumas semanas, foi comemorado pelo treinador. "Estou feliz de ficar porque aqui é a minha casa e o carinho que o torcedor do São Paulo demonstra por mim me motiva demais para trabalhar nesse clube. Estou muito empolgado para que a gente tenha um ano muito bom em 2014", disse Muricy.
O técnico revelou que a negociação com o presidente Juvenal Juvêncio foi rápida, apesar do anúncio oficial só ter sido divulgado neste sábado. "Sempre disse que com o Dr. Juvenal Juvêncio não precisaria de muita conversa para eu renovar. Sempre foi assim entre a gente, porque eu o respeito muito e nossa conversa sempre foi muito direta. E foi assim dessa vez de novo."
Juvenal Juvêncio também exaltou a renovação com o treinador. "Fico feliz em permanecer com o Muricy Ramalho. Ele é um treinador de incontestável competência, que conhece a casa como ninguém, tem o mais absoluto respeito dos atletas e um enorme carinho por parte do torcedor. Agora é prosseguir o trabalho para que o São Paulo FC tenha um 2014 exitoso", disse o dirigente.
Muricy reassumiu o São Paulo em setembro de 2013, no lugar de Paulo Autuori, e teve atuação decisiva para a recuperação da equipe, que chegou a temer pelo rebaixamento. Sob seu comando, o time deixou as últimas colocações da tabela e chegou às semifinais da Copa Sul-Americana - foi eliminado pela Ponte Preta.
Em sua passagem anterior pelo clube, o treinador se sagrou tricampeão brasileiro, em 2006, 2007 e 2008. Muricy é o quarto técnico com mais partidas na história do clube. Com o novo acordo, Muricy deve superar Telê Santana (411) em 2014.
Sem tempo a perder, a Ponte Preta foi rápida e definiu a contratação do substituto do técnico Jorginho. Ele será o jovem Sidney Moraes, que realizou grande campanha com o modesto Icasa, no último Campeonato Brasileiro da Série B – foi o quinto colocado. A informação foi EXCLUSIVA do Portal FI.
Ele se enquadrou dentro do perfil traçado pela diretoria alvinegra, que era de um profissional em início de carreira, mas que já tivesse mostrado competência para assumir grandes desafios. Sidney deixou o Icasa logo após a Série B, e até chegou a ser anunciado como treinador do Avaí para o Campeonato Catarinense. Porém, a chance de treinar um time paulista, e ainda mais no Campeonato Estadual de maior visibilidade do país fizeram com que o mesmo desistisse do negócio. Ele sequer foi apresentado na Ressacada.
Com apenas 36 anos, Sidney começou como treinador do Boa Esporte. Fez ótimo trabalho no time de Varginha, já que foi campeão da Taça Minas Gerais (vaga na Copa do Brasil) e manteve o time na Série B. Neste ano chegou ao Icasa e, de forma surpreendente, brigou até a última rodada pelo acesso com os cearenses.
Velho conhecido
O Rio Claro apostou alto para enfrentar os grandes times da elite do futebol paulista. A diretoria do clube anunciou o novo treinador que vai comandar o time no Campeonato Paulista de 2014. Trata-se do experiente e velho conhecido Fahel Júnior.
A trajetória do técnico Fahel Junior começou do outro lado do mundo. Com experiência nacional e internacional, Fahel Júnior conquistou 12 títulos ao longo de 11 anos de trabalho no Japão. Já em terras canarinhas, a primeira equipe profissional que assumiu foi o Santo André.
Em 2007, impediu que o time fosse rebaixado para a Série C do Brasileiro e, no primeiro semestre do ano seguinte, ganhou o Campeonato Paulista, pela Série A2, dando ao time o acesso à Série A1.
Outro time que Fahel livrou do rebaixamento foi o Rio Claro, que estava à beira de cair para a terceira divisão paulista quando o treinador assumiu, em 2012. Já no Confiança (SE), a última equipe que comandou, o técnico encontrou os desafios do campeonato estadual e da Copa do Brasil, em que conseguiu o feito de chegar à segunda fase da competição.
Além de comandar as equipes, Fahel também se destaca na revelação de jovens atletas. Grandes exemplos disso são o meia Bruno César – que atualmente joga no Al-Ahli (Arábia Saudita), o atacante Maikon Leite (Palmeiras) e o lateral-direito Pará (Grêmio).
Com moral
A diretoria do São Bernardo confirmou que o técnico Edson Boaro, será mantido para Campeonato Paulista de 2014. Com uma grande campanha, o treinador sagrou-se juntamente com seu time, o grande campeão da Copa Paulista de 2013.
Já os cartolas do XV de Piracicaba oficializaram a contratação do técnico Edison Só. Com boa passagem no primeiro semestre, foram oito jogos com quatro vitórias, três empates e apenas uma derrota, a diretoria alvinegra está otimista no trabalho para a temporada 2014.
Experiente, Edison Só é sinônimo de conquistas no interior de São Paulo. O treinador já rodou por todo o Estado e sempre com títulos, fato que o mantém em evidência o ano todo. Edison Só foi o responsável pelo inédito e histórico acesso do Monte Azul à elite do Paulistão em 2009. Mas ele também tem uma relação muito boa com a Ferroviária e com o Botafogo, onde foi campeão da Série A3.
De volta
Só também teve uma grande passagem no clube de Piracicaba, quando este ano assumiu o clube na zona do rebaixamento e com um ótimo trabalho livrou a equipe do rebaixamento e ficou a três pontos do G8, foram oito jogos, com quatro vitórias, três empates e apenas uma derrota e sob seu comando a equipe terminou a competição em 10º lugar e invicto a sete jogos.
Antes de assumir o XV de Piracicaba o técnico Edison Só já vinha de grandes campanhas no Penapolense quando conquistou o acesso a Elite do Paulistão e chegou as oitavas de finais na Copa Paulista.
O Paulista anunciou a contratação de Giba, treinador que já passou pelo Galo em outras três oportunidades. Giba chega com o objetivo de levar o Paulista para a Série D do Brasileirão, para isso no entanto, terá que ficar entre os dois melhores colocados do Campeonato Paulista, sem contar com os times que já estão presentes nas três divisões (A, B e C).
O treinador já comandou o time em outras quatro oportunidades, inclusive nesta temporada, e, foi pelo Galo do Japi que ele conquistou em 2001 a Série C do Brasileirão, e, o Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Além disso, Giba já havia conquistado em 1997 a Copa São Paulo com o Sub-20 do time de Jundiaí.
Confira os técnicos dos clubes da Série A1:
Atlético Sorocaba - Ivan Baitello
Audax - Fernando Diniz
Botafogo – Wagner Lopes
Bragantino - Marcelo Veiga
Comercial - Toninho Cecílio
Corinthians – Mano Menezes
Ituano – Doriva
Linense - Bruno Quadros
Mogi Mirim - Ailton Silva
Oeste – Ademir Fonseca
Palmeiras - Gilson Kleina
Paulista – Giba
Penapolense – Luciano dias
Ponte Preta - Sidney Moraes
Portuguesa - Guto Ferreira
Rio Claro - Fahel Júnior
Santos – Oswaldo de Oliveira
São Bernardo – Edson Boaro
São Paulo – Muricy Ramalho
XV de Piracicaba – Edison Só
0 comentários:
Postar um comentário