MATO-GROSSENSE: Com regulamento contraditório, estadual começa neste sábado

MATO-GROSSENSE: Com regulamento contraditório, estadual começa neste sábado

Com clubes fragilizados e Federação omissa, estadual ganha adjetivo de mais desorganizado

Publicado na sexta-feira,
17 de janeiro de 2014
Cuiabá, MT, 17 (AFI) – Não adiantou o pedido dos clubes para adiar a 1ª rodada por uma semana. A Federação Mato-Grossense de Futebol (FMF) bateu o pé e o Campeonato Mato-Grossense, com o regulamento mais esdrúxulo do Brasil, começará neste sábado com apenas nove clubes na disputa pelo título. Conforme o Futebol Interior noticiou durante toda a semana, Federação e clubes não se entendem e duas desistências tornaram a competição uma verdadeira confusão.

 Confira! 

O estadual começa neste sábado com a partida entre Mato Grosso x Sinop, às 17 horas. Mais dois jogos da 1ª rodada serão disputados no domingo e Cuiabá x União Rondonópolis encerram a rodada no dia 05 de fevereiro.
Com muita desconfiança dos torcedores e ira de dirigentes, o Mato-Grossense de 2014 será disputado com o mesmo regulamento do ano passado, porém, neste ano, com a desistência do Vila Aurora, os clubes que compõem o Grupo A (Cuiabá, União Rondonópolis, Rondonópolis e Cacerense) já entram classificados para a Segunda Fase. Eles disputam a Primeira fase apenas para decidirem quem ficará entre a 1ª e a 4ª colocação.
No Grupo B, Operário, Luverdense, Mato Grosso, Mixto e Sinop fazem outra disputa interessante. Os quatro primeiros avançam para as quartas de final e o único clube que não se classificar, será rebaixado para a 2ª divisão.
As desistências de Vila Aurora e SorrisoA confusão no regulamento do Campeonato Mato-Grossense começou com a desistência do Vila Aurora faltando uma semana para o início da competição. Como o Estatuto do Torcedor prevê que o regulamento não pode ser mudado antes de menos de 60 dias do início de uma competição, a Federação preferiu manter o Estadual da forma como estava e o Grupo A ficou com apenas quatro clubes.
Indignado e sem dinheiro para formar um elenco forte, o Sorriso usou a desculpa da desistência do Vila Aurora e da confusão eu se tornou o regulamento para pedir, na quinta-feira, o licenciamento do Campeonato. Assim, o Mato-Grossense que teria onze clubes começará com nove times.
Diante de duas desistências, o presidente da FMF, Carlos Orione, cruzou os braços e não procurou analisar os problemas que levaram as duas saídas. É simples: os clubes estão sem recursos e uma verba muito baixa (cerca de R$ 45 mil) são repassadas da FMF para os representantes da competição.
Regulamento
Participam do Campeonato Mato-Grossense nove clubes que serão divididos em dois grupos. No Grupo A estarão Cacerense, Cuiabá, Rondonópolis e União Rondonópolis; no Grupo B estarão Operário, Luverdense, Mato Grosso, Mixto e Sinop.
O Campeonato será disputado em quatro fases: Na 1ª fase, os clubes se enfrentam, em jogos de turno e returno, dentro do respectivo grupo. Os quatro primeiros colocados de cada grupo, se classificam e o 4º enfrenta o 1º e o 3º enfrenta o 2º colocado de seu respectivo grupo em jogos de mata-mata em ida e volta. Os vencedores dos confrontos passam para a 3ª fase, em que se enfrentarão novamente em mata-mata de ida e volta para decidir quem será ocampeão de cada grupo.
Os campeões de cada grupo se enfrentam na 4ª e decisiva fase, novamente em jogos de ida e volta, com o clube de melhor campanha jogando a segunda partida em casa. O vencedor do confronto será o campeão mato-grossense de 2014.
Estará rebaixado para a 2ª Divisão do Mato-Grossense o clube que terminar na 5ª posição do Grupo B.

Próximos Jogos
Mato GrossoxSinop
18/01/2014 17:00
OperárioxMixto
19/01/2014 17:00
CacerensexRondonópolis
19/01/2014 18:00
CuiabáxUnião Rondonópolis
05/02/2014 21:10
 
Agência Futebol Interior

0 comentários:

Postar um comentário