SUL-MATO-GROSSENSE: Treinadores são atração no combalido futebol do Estado

SUL-MATO-GROSSENSE: Treinadores são atração no combalido futebol do Estado

O Aquidauanense adiou sua estreia diante da Costa Rica para a próxima quarta-feira

Publicado na sexta-feira,
17 de janeiro de 2014
Campo Grande, MS, 16 (AFI) – O Campeonato do Sul-Mato-Grossense começa neste sábado sem empolgar ninguém. Com uma federação fraca e nenhum time em nenhuma das três principais divisões do futebol brasileiro, o futebol do Mato Grosso do Sul pouco chama a atenção e a mesada de mais de R$ 100 mil que Francisco Cezário, presidente da Federação, recebe da CBF não é bem aproveitado à favor dos times sul-mato-grossenses. O Campeonato do Mato Grosso do Sul é o mais limitado de todos da Região Centro-Oeste do Brasil.
Este ano, 14 equipes estão na primeira divisão, em dois grupos de sete times. O CENE, da capital Campo Grande, é a equipe mais estruturada e o atualcampeão. Em 2013, SERC Chapadão e Corumbaense foram rebaixados abrindo espaço para Ubiratan e Costa Rica, que conquistaram o acesso.
Além do CENE, a capital Campo Grande tem mais dois times: o tradicional Comercial e o Novooperário, que tenta herdar o espólio do velho Operário, que empolgou o Brasil nos anos 1970 com grandes campanhas, títulos e jogadores do nível do goleiro Manga.
Ex-zagueiro da Seleção é a maior atração
Os demais onze times são do interior e quem se apresenta como maior atração é o Ivinhema, que trouxe Juninho Fonseca para ser o treinador do time. Ex-zagueiro na Copa do Mundo de 1982, Juninho já comandou o Corinthians e dirigiu outras equipes estruturadas do futebol brasileiro. Chega ao Mato Grosso do Sul com o objetivo de levar o Ivinhema para a Série D do Campeonato Brasileiro.
O Ivinhema faz a abertura do Campeonato do Mato Grosso do Sul neste sábado, em Ivinhema, contra o Naviraiense, que também investiu em técnico, contratando o experiente Walter Ferreira, que foi campeão estadual na temporada passada dirigindo o CENE e que tem outros títulos no estado.
Ex-time grande estreia no sábado
Ainda no sábado, a atração será o Comercial jogando em Campo Grande contra o Misto, da cidade de Três Lagoas. O Comercial chegou a disputar a Série A do Campeonato Brasileiro em décadas passadas e vem para esta competição com Amarildo Carvalho como treinador. Considerado um dos maiores zagueiros do futebol do Mato Grosso do Sul, Amarildo jogou no Palmeiras nos anos 1980.
O Misto vem realizando uma preparação com o treinador Edu Miranda, que deu novo alento ao time de Três Lagoas, cidade que fica na divisa com o Estado de São Paulo.
Presidente vira meio-campo
No domingo, o Urso enfrenta o Águia Negra, em Mundo Novo. O curioso é que um dos jogadores do Urso será Jandáia, que até o ano passado era o presidente do clube. O treinador Irani de Almeida montou a equipe com jogadores que estavam na terceira divisão do Paraná.
Clássico da capital no domingo
Mas, a atração de domingo será a partida entre CENE e Novoperário, no clássico de Campo Grande no estádio Morenão. O Novoperário tem o treinador Rudney Lucas, irmão do ex-craque Muller que teve vários irmãos jogando no antigo Operário. O CENE tem dinheiro vindo da igreja do falecido Reverendo Moon, o mesmo dinheiro que alimenta o Atlético de Sorocaba no interior paulista. Mas, mesmo com dinheiro, o CENE não consegue passar das fronteiras do Mato Grosso do Sul, onde é o atual campeão. Para este os investimentos foram mais tímidos e o treinador será Paulo Muller, uma espécie de treinador interino permanente do CENE.
Treinador emergente no clássico de Dourados
Ainda no domingo, em Dourados, um clássico local com o Ubiratan enfrentando o Sete de Setembro. O Ubiratan, que volta ao grupo de elite, investiu no treinador Douglas Ricardo, ex-volante do São Paulo e Guarani e hoje técnico emergente no Mato Grosso do Sul, onde vem conquistando títulos. Mais modesto, o Sete de Setembro tem o desconhecido treinador Reinaldo Alexandre.
Maracaju e Itaporã folgam na rodada
Maracaju e Itaporã ficam fora da primeira rodada, fazendo suas estreias somente no próximo domingo, dia 26 de janeiro. O Maracaju enfrenta o Aquidauanense, em Maracaju e o Itaporã enfrentará o URSO, em Mundo Novo. Pedro Caçapa, com passagens por times do interior do Paraná, comanda o Itaporã, enquanto que o baiano Ionay da Luz, com passagens por times de Rondônia, dirige o Maracaju.
Jogo adiado por causa da Copa São Paulo
Ainda neste sábado, era para o Aquidauanense fazer sua estreia contra o Costa Rica, mas a diretoria do clube, alegando que alguns jogadores estão na Copa São Paulo, onde já foram eliminados pelo Atlético Mineiro, conseguiu adiar a partida para o dia 22 de janeiro, na próxima quarta-feira. O Costa Rica, que volta este ano à primeira divisão, terá como técnico Serginho Índio, que já dirigiu pequenas equipes no interior paulista e que nos anos 1970/80 fez sucesso em times como América de Rio Preto, Marília, Guarani e XV de Piracicaba, sendo um meia de estilo clássico.
O Aquidauanense, que se iludiu ao passar na primeira fase da Copa São Paulo de Juniores, tem como treinador Mauro Marino e o jogador mais conhecido é Saymon, que vinha jogando no Rio de Janeiro.

Próximos Jogos
ComercialxMisto
18/01/2014 17:00
IvinhemaxNaviraíense
18/01/2014 20:30
UrsoxÁguia Negra
19/01/2014 17:00
CENExNovoperário
19/01/2014 17:00
UbiratanxSete de Dourados
19/01/2014 17:00
AquidauanensexCosta Rica
22/01/2014 21:00
 
Agência Futebol Interior

0 comentários:

Postar um comentário