Série D Com três paulistas, torneio mescla clubes novatos com tradicionais .

Série D
Com três paulistas, torneio mescla clubes novatos com tradicionais
Tendo dois acessos no currículo, equipes do estado encontram fortes adversários no caminho
Eduardo Nunes ,Especial para o site da FPF
Publicado em 18 de julho de 2014, às 15h23 - Atualizado em 18.07.2014 às 15h47
Compartilhar:

Criada em 2009, a Série D do Campeonato Brasileiro chega a sua sexta edição em 2014. O torneio conta com 41 clubes e além dos cinco rebaixados da Série C de 2013, integram a competição os clubes com melhor campanha em seus respectivos estaduais e ainda não participam de nenhuma divisão a nível nacional. Nesta temporada, Ituano (campeão paulista), Penapolense (campeão do interior paulista) e Grêmio Barueri (rebaixado da Série C em 2013) serão os representantes do Estado de São Paulo no torneio.
 
Na sua primeira edição, a competição contou com os paulistas Mirassol (que voltou a disputar a Série D em 2011 e 2012) e Ituano (que volta nesta temporada), que não conseguiram chegar à segunda fase. Apesar de não ter sido campeã, foi a Chapecoense quem ganhou mais destaque no cenário nacional. A agremiação conquistou o acesso à Série B em 2012 e na temporada passada fez grande campanha no torneio, sendo inferior apenas ao Palmeiras na classificação. Atualmente, ocupa o 15º lugar na Série A do Campeonato Brasileiro, com oito pontos ganhos.

Em 2010, Oeste e Botafogo representaram os paulistas na Série D, no entanto foram eliminados ainda na primeira fase. Já em 2011, Oeste e Mirassol fizeram um grande duelo pelas quartas de final, valendo uma vaga na Série C. A equipe de Itápolis levou a melhor após a disputa por pênaltis. No ano seguinte, o rubro-negro conquistou novamente o acesso, chegando à Série B, onde está até hoje.

Marília, Mirassol e Mogi Mirim estiveram no torneio. Somente o Mogi Mirim avançou à fase mata-mata, conquistando o acesso após superar o Cianorte (PR) nas quartas de final. Com 13 pontos ganhos em seis partidas, o time é o atual líder do Grupo B da Série C do Brasileiro.

Na última temporada, o Estado de São Paulo contou novamente com três representantes na competição. Botafogo e Penapolense caíram na primeira fase. O Santo André avançou até as oitavas de final, mas foi eliminado pelo Metropolitano (SC).

Edição 2014

Enquanto alguns novos clubes começam a trilhar sua caminhada no cenário nacional na Série D deste ano, algumas tradicionais equipes almejam se reerguer na competição.

Um destes casos é do Remo, time de grande torcida no Pará. Um dos grandes do estado, ao lado do Paysandu, a equipe foi campeã paraense em 2014 e chega fortalecida para o torneio, depois de ficar de fora em 2013. A manutenção do técnico Roberto Fernandes é um trunfo para que os paraenses voltem ao cenário nacional com força.

De volta à cidade de Ipatinga, o Betim já disputou a Série A do Campeonato Brasileiro em 2008 e eliminou fortes clubes paulistas, como Santos e Palmeiras na Copa do Brasil. Com apenas 16 anos de história, a agremiação tem um título estadual em seu repertório, em 2005, dá esperanças ao seu torcedor que viu a equipe ser rebaixada duas vezes seguidas nas duas últimas temporadas no Campeonato Brasileiro.

Outro clube que fez grande campanha na Copa do Brasil e já esteve na elite do futebol nacional é o Brasiliense, finalista do torneio eliminatório em 2002, quando perdeu para o Corinthians. A agremiação amargou o descenso na Série C em 2013 e chegou até a semifinal do estadual nesta temporada. Prometendo vir forte para a Série D, o time bateu o Goiás por 1 a 0 em amistoso durante a intertemporada.

Grupos 2014:
A atual edição da Série D terá as equipes divididas em oito chaves, sendo sete deles com cinco clubes e o Grupo A1 com seis, já que a Série C de 2013 teve cinco rebaixados.

Abaixo, clique nos grupos com paulistas para ver detalhes:
A1: Arquimedes (RO), Atlético (AC), Princesa do Solimões (AC), Rio Branco (AC), Santos (AP) e São Raimundo (RR);
A2: Guarany (CE), Interporto (TO), Moto Club (MA), Remo (PA) e River (PI);
A3: Baraúnas (RN), Campinense (PB), Central (PE), Coruripe (AL) e Jacuipense (BA);
A4: Betim (MG), Confiança (SE), Globo (RN), Porto (PE) e Vitória da Conquista (BA);
A5: Anapolina (GO), Brasiliense (DF), Estrela do Norte (ES), Itaporã (MS) e Villa Nova (MG);
A6: Grêmio Barueri, Goianésia (GO), Luziânia (DF), Operário (MT) e Tombense (MG);
A7: Brasil de Pelotas (RS), Cabofriense (RJ), Guarani de Palhoça (SC), Ituano e Maringá (PR);
A8: Boavista (RJ), Londrina (PR), Metropolitano (SC), Pelotas (RS) e Penapolense.

0 comentários:

Postar um comentário