Copa 2014: Com Uruguai, Copa conhece os 32 países participantes
Uruguai e México confirmaram as duas últimas vagas nesta quarta-feira
Neste mês de novembro, as últimas 11 vagas foram definidas com muita emoção. Especialmente nas Eliminatórias da Europa e da África. No Velho Continente, os quatro duelos de repescagem tiraram o fôlego dos torcedores, que presenciaram a superação da França
Já na África, as classificadas são as mesmas que garantiram vaga à Copa do Mundo de 2010 - a exceção é a África do Sul, que foi o país-sede do último Mundial. Nigéria, Gana e Camarões passaram sem sustos. O mesmo não se pode dizer da Costa do Marfim, contra Senegal, e especialmente da Argélia, que precisou de um gol marcado na base da garra para eliminar Burkina Fasso.
A primeira seleção a se classificar, ainda em junho, foi o Japão. Com brilhante campanha nas Eliminatórias da Ásia, os japoneses depois tiveram a companhia de Austrália, Coreia do Sul e Irã. Na Europa, os primeiros garantidos saíram apenas em setembro, quando Itália, Holanda e Suíça obtiveram a classificação com três rodadas de antecipação. Depois, em outubro, foram as vezes de outros seis países - Espanha, Alemanha, Rússia, Bélgica, Inglaterra e a Bósnia-Herzegovina, a única estreante em Mundiais no Brasil.
Na América do Sul, a favoritaArgentina conseguiu a vaga primeiro, em setembro, e no mês seguinte vieram as classificações de Colômbia (de volta de 2002),Equador e Chile, jogando oUruguai para uma repescagem contra a Jordânia. O Paraguai, que jogou as últimas quatro edições da Copa, ficou de fora.
Por fim, nas Américas do Norte e Central e Caribe, outubro foi de enormes emoções. Costa Rica e Estados Unidos haviam se classificado sem sustos um mês antes. Honduras precisou de pontos nas duas últimas rodadas para ter a terceira vaga direta. Quem passou por apuros mesmo foi o México, que precisou de uma ajuda dos rivais norte-americanos para avançar à repescagem contra a Nova Zelândia, vencedora da Oceania, na qual conseguiram um lugar no Mundial desta vez sem problemas.
0 comentários:
Postar um comentário