ESPECIAL COPA SP: Nem Neymar e nem Robinho! Neílton quebra a Maldição do Santos
O "novo Neymar" foi o destaque do Santos na Copinha, que teve Leandrinho como o craque
Vinte e cinco de janeiro deste ano. O Santos voltava à uma final de Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Peixe carregava o peso de três anos atrás, quando perdeu a decisão para o São Paulo nas cobranças por pênaltis. Desta vez, não teve jeito, o título tinha que sair e saiu. O adversário era o Goiás. Apesar da pouca história na competição, o Esmeraldino chegou até a final passando por adversários complicados como Vasco da Gama e São Paulo, mas não conseguiu segurar os Meninos da Vila, que estavam motivados. O dia proporcionava. Era o aniversário de um dos maiores ídolos do time: Robinho, e na entrega da premiação lá estava ele. A principal estrela da Seleção Brasileira atualmente, o menino Neymar, além do presidente Luís Álvaro Ribeiro.
Dos jogadores que recolocaram o Santos no caminho dos títulos, vários tiveram chance na equipe profissional durante o Campeonato Brasileiro, além do treinador. Claudinei Oliveira assumiu o Peixe, após a saída de Muricy Ramalho e mesmo não ganhando a confiança dos dirigentes, fez um bom Brasileirão, onde foi o melhor clube paulista, com a sétima colocação. O treinador promoveu na equipe principal o zagueiro Gustavo Henrique, o lateral Emerson, o volante Alison, o meia Léo Cittadini e os atacantes Giva e Neíton, mas nenhum deslanchou como o esperado.
Meninos da Vila – Parte 1
Mas, o que poucos se lembram é que a dupla estava junta meses antes na Copa São Paulo de Futebol Júnior e passaram em branco. Diego era o protagonista do time, porém, não conseguiu quebrar a maldição de não levantar a taça desde 1984. Pelo ao contrário, o Peixe foi eliminado logo na segunda fase da competição, ao perder para o Flamengo na disputa de pênaltis. No tempo normal, o embate ficou em 0 a 0.
Meninos da Vila – Parte 2
De 2009 a 2012, Neymar e Ganso viraram os novos Robinho e Diego. Juntos levantaram muitas taças. Paulista, Copa do Brasil e Libertadores foram alguns dos títulos conquistados pela nova geração de craques santistas. Ambos já deixaram o Peixe, mas cravaram suas marcas, com muitas taças, dancinhas e alegrias, menos para as categorias de base, onde a falta de um troféu da Copa São Paulo era sentida.
Meninos da Vila – Parte 3 “Adeus Maldição!”
Em seguida, o Santos pegou o Náutico e passou por cima. O Peixe fez 5 a 1 e se classificou para enfrentar o Grêmio Osasco nas oitavas de final. Mas ainda pela segunda fase, o Alvinegro viu adversários tradicionais serem derrotados e eliminados precocemente. O Corinthians perdeu por 1 a 0 para o Bahia. Enquanto que, o Fluminense saiu derrotado para o Cruzeiro nos pênaltis. O Vasco foi goleado por 5 a 1 pelo Goiás e o Botafogo perdeu de 2 a 0 para o Fortaleza.
A semifinal foi apertada. O Santos venceu o Palmeiras por 3 a 2, mas o futebol apresentado pelos Meninos da Vila foi muito superior dos jogadores do Verdão. O nome do embate foi Neílton. O “novo Neymar” deu show. Fez os três do Peixe, o terceiro, um golaço. Neílton chapelou o marcador adversário e tocou no canto do gol de Walter, lembrando e muito o craque do Barcelona.
Confira a tabela da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2013
Final
Sexta-feira - 25 de janeiro
Goiás 1 x 3 Santos – Estádio do Pacaembu
Semifinais
Terça-feira – 22 de janeiro
Bahia 1 x 1 Goiás (3 x 0 para o Goiás nos pênaltis) – Estádio Nicolau Alayon
Palmeiras 2 x 3 Santos - Estádio Arena Barueri
Quartas de final
Sábado – 19 de janeiro
Palmeiras 4 x 2 Cruzeiro – Estádio Arena Barueri
Santos 1 x 1 Audax São Paulo (4 x 3 Santos nos pênaltis) – Estádio Alfredo Schiavetto
Domingo – 20 de janeiro
Goiás x São Paulo 2 x 2 - (5 x 3 Goiás nos pênaltis)
Estádio Professor Luiz Augusto de Oliveira
Grêmio 1 x 4 Bahia – Estádio Nicolau Alayon
Oitavas de final
Quinta-feira – 17 de janeiro
Santos 1 x 1 Grêmio Osasco (4 x 3 Santos nos pênaltis) – Estádio Alfredo Schiavetto
Ferroviária 0 x 7 Audax São Paulo – Estádio Jorge Smael de Biase
Palmeiras 2 x 1 Velo Clube – Estádio Arena Barueri
Atibaia 0 x 1 Cruzeiro – Estádio Martins Pereira
Sexta-feira – 18 de janeiro
Grêmio 2 x 2 Atlético-MG (4 x 3 Grêmio nos pênaltis) – Estádio Bento de Abreu
São Paulo 4 x 0 Fortaleza – Estádio Professor Luiz Augusto de Oliveira
Juventude 0 x 0 Bahia (9 x 8 Bahia nos pênaltis) – Estádio Hermínio Ometto
Mogi-Mirim 0 x 2 Goiás – Estádio Palma Travassos
0 comentários:
Postar um comentário