Paulistão: Penapolense encerra 'ano inesquecível' querendo mais
Caçulinha, o time surpreendeu e chegou à fase final do Campeonato Paulista
Apesar de o planejamento inicial constar que apenas em meados de 2015 se tentaria o acesso para a elite, de forma meteórica ele ocorreu em 2012. Mas, mesmo com tantos momentos saborosos neste período, em nada se compara à disputa do principal campeonato regional do Brasil, o que aconteceu neste ano que está prestes a se findar. Medir forças com Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Santos, teve algo especial até então nunca experimentado pelos torcedores.
Primeira vez no Paulistão
Disputar o certame ao lado das principais equipes do Estado era uma incógnita aos torcedores. Enfrentar os grandes, pela primeira vez na história, era algo novo a ser experimentado. Mas, a estréia mostrou parte do que viria no desenrolar da competição e no dia 19 de janeiro, contra o Ituano ocorreu uma vitória fácil para o Penapolense por 3 x 0 no Tenentão.
Na quarta rodada, sem surpresa, no Tenentão a equipe passou pelo XV de Novembro de Piracicaba por 2 x 0. Conheceu nova derrota em Campinas, para a Ponte Preta, por 2 x 0. Voltou a pontuar no Tenentão contra o União Barbarense, vencendo por 2 x 1. Tropeçou em casa frente ao Atlético Sorocaba ao empatar em 1 x 1. Na sequência, três derrotas que começaram a preocupar a todos: Oeste 2 x 0 Penapolense; Botafogo 1 x 0 Penapolense e, em casa, Penapolense 0 x 2 São Paulo.
Este jogo, já com o comando do técnico Pintado, marcou história, já que pela primeira vez ocorreu uma partida oficial com uma equipe grande no Tenentão. No jogo seguinte uma vitória em casa para trazer um pouco de tranquilidade: Penapolense 2 x 0 Paulista. No jogo seguinte, uma derrota, considerada como normal, já que perdeu para o Bragantino pelo placar de 3 x 2, em partida disputada em Bragança Paulista. No jogo seguinte viajou à Lins, onde encarou o rival Linense, e, um empate em 1 x 1.
A sequência foi altamente satisfatória: Penapolense 3 x 0 São Bernardo; Corinthians 1 x 1 Penapolense; Mirassol 0 x 1 Penapolense; Penapolense 3 x 0 Guarani e Penapolense 1 x 1 São Caetano. No último jogo da primeira fase, apesar da derrota em Santos, na Vila Belmiro frente ao Santos, a classificação para as quartas de final ocorreu devido à derrota do Linense em Mirassol. O time se classificou em oitavo lugar, ganhando o direito de enfrentar o São Paulo, no Morumbi.
Quartas-de-final
Nas quartas de final o São Paulo derrotou o Penapolense por 1 x 0 no Morumbi. Já o Mogi Mirim venceu o Botafogo por 6 x 0. Na outra chave o Santos derrotou o Palmeiras nos pênaltis (1 x 1 no tempo regulamentar e 4 x 2), enquanto que o Corinthians venceu a Ponte Preta por 4 x 0.
O Corinthians acabou vencendo a competição. A classificação proporcionou ao Penapolense a disputar um quadrangular que apontaria o Campeão do Interior. Na final, contra a Ponte Preta, o Penapolense ficou com o vice-campeonato. Também ganhou direito a disputar a Série D do Brasileirão.
Mas, devido à boa campanha no Paulistão as equipes passaram a assediar os atletas e muitos deles foram transferidos. Com uma equipe nova, a pretensão de subir para a Serie C do Brasileirão precisou ser adiada. Mas, o saldo de 2013 foi excelente e aguardamos com expectativa o próximo ano, quando mais uma página da história do Penapolense será escrita. A diretoria deseja um Feliz Natal e um próximo ano de plenas realizações.
0 comentários:
Postar um comentário