Efeito Barueri: Após Paraná, Icasa promete fazer greve na Série B

Efeito Barueri: Após Paraná, Icasa promete fazer greve na Série B

O clube cearense está com três meses de salários atrasados e elenco está amparado pelo artigo 32 da Lei Pelé

por Agência Futebol Interior
Juazeiro do Norte, MG, 18 (AFI) – A greve realizada pelo elenco do Grêmio Barueri, na última sexta-feira, começa a gerar um movimento denominado “Efeito Barueri”. Após a ameaça do Paraná de copiar o clube paulista e fazer greve, quem também pode parar nesta semana é o Icasa. Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado do Ceará (Safece) divulgou uma nota apoiando uma possível paralisação do elenco alviverde contra o Vasco, na sexta-feira, pelo Campeonato Brasileiro da Série B.
Na próxima quarta-feira, o Safece deve se reunir com os jogadores do Verdão do Cariri para discutir a possibilidade de fazer greve. O clube cearense está com três meses de salários atrasados e, segundo o artigo 32, da Lei 9.615/98, a famigerada Lei Pelé, qualquer jogador pode se recusar a jogar caso esteja com dois ou mais meses sem receber salários.

Caso a greve do Icasa se confirme, deve dar ainda mais embasamento para jogadores de outros clubes que estejam com os vencimentos atrasados. Além do Paraná, na semana passada, o Crac ameaçou fechar as portas e retirar o time da Série C, alegando dificuldades em honrar sua folha salarial de apenas R$ 80 mensais. Após apoio da Federação Goiana de Futebol (FGF), o time voltou a atrás.

Vasco pode viajar à toa para enfrentar o Icasa
Clubes tradicionais, como Botafogo e Guarani também não escaparam dos problemas financeiros. O Fogão ficou com as cotas de TV bloqueadas por conta de penhoras judiciais, e atrasou dois meses de salários e seis de direitos de imagem. Situação vem sendo regularizada nos últimos dias, após muitas reclamações do elenco.

Na última semana, o elenco do Guarani também sofreu com as dificuldades financeiras. Alguns jogadores receberam cheques sem fundos. Com ajuda de parceiros, o Bugre quitou uma parte do mês de junho que estava atrasado. Nos próximos dias, promete quitar a outra parte e pagar o mês de julho que vence na quarta.

LEI PELÉ ATRAPALHA OS CLUBES

Criada em 24 de março de 1998, a Lei Pelé tem sido prejudicial aos clubes brasileiros. O efeito principal da lei criada pelo Rei do futebol, na época Ministro do Esporte, é uma norma jurídica brasileira com base nos princípios presentes na Constituição, cujo efeito mais conhecido foi ter mudado a legislação sobre o passe dos jogadores.Antes da criação da Lei, os clubes tinham o poder sobre o passe dos atletas, que recebiam 15% do valor de sua negociação. O que atrapalhou a “era pré-Lei Pelé” foi o fato de algumas entidades não serem transparentes na hora de expor os valores negociados.

Com a criação da Lei Pelé, o clube perdeu as decisões sobre a carreira do jogador e, indiretamente, a transferiu para o empresário privado, que muitas vezes prefere pensar na sua carreira do que na do jogador, que acaba virando mercadoria nas mãos de pessoas errados.

Confira a nota divulgada pelo Safece em apoio aos jogadores do Icasa:

Cumprindo o papel de defensor da classe de atletas de futebol do estado do Ceará, o Safece vem a público ratificar o apoio à legítima reivindicação do elenco do Icasa com relação ao pagamento dos salários em atraso.
Diante do atraso superior a dois meses, o sindicato entrou em contato com o André Turatto, coordenador de futebol, e membros da diretoria do clube cobrando providências e fará uma denúncia junto à DRT (Delegacia Regional do Trabalho).
Além dessas iniciativas, a entidade - que preza pela manutenção dos direitos do jogadores - vai propor que o grupo não entre em campo contra o Vasco da Gama, caso o problema não seja solucionado.
O Icasa figura atualmente na 14ª posição na tabela do Campeonato Brasileiro da Série B. A equipe vai a campo neste sábado para enfrentar o América/RN, no Romeirão, em jogo válido pela 16ª rodada.

0 comentários:

Postar um comentário