Jeesp 2014: Adrian Henrique é campeão no salto em distância

Jeesp 2014: Adrian Henrique é campeão no salto em distância


Estudante guaçuano saltou 6,09 metros e garantiu vaga na Final Nacional.

 - por Tarso Zagato
Adrian venceu a prova de salto em distância e estará nos Jogos da Juventude, em Londrina (Foto: Divulgação)
O atleta guaçuano Adrian Henrique Dias Vieira é o novo campeão de salto em distância dos Jeesp (Jogos Escolares do Estado de São Paulo). O título foi conquistado anteontem (9), no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, o Ibirapuera, na capital paulista.
Aluno da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Márcia Helena Martini Falsete Risola” e integrante da equipe SET (Secretaria de Esportes e Turismo) de atletismo, Adrian saltou 6,09 metros, 24 centímetros a mais do que a marca – 5,85 metros – alcançada por ele na seletiva regional de Piracicaba (SP), quando obteve vaga para a Final Paulista. O salto, melhor da carreira do guaçuano até então, também garante a Adrian o direito de representar o Estado nos Jogos Escolares da Juventude, que serão disputados entre os dias 3 e 10 de setembro, em Londrina (PR).
Segundo o técnico da SET, Simão Pedro Alves Pego, apenas o campeão de cada prova e mais dois atletas classificados por índice técnico seguem para a final nacional, no Paraná. “É uma competição muito importante organizada pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro), a maior do país em nível estudantil”, ressalta.
Além de Adrian, Eduarda Micaelly da Silva garantiu a terceira colocação nos 75 metros rasos e agora aguarda o resultado oficial que pode qualificá-la à final, por melhor índice técnico. A atleta, que estuda na EMEF “João Bueno Junior”, foi a única a disputar a final nacional dos Jogos Escolares de 2013, em Natal (RN). À época, Eduarda terminou em sexto lugar no salto em distância e chegou a deter a terceira melhor marca do ranking brasileiro mirim da categoria.
As disputas no Ibirapuera também reuniram atletas paralímpicos ou PCD (Pessoas Com Deficiência), com destaque para a guaçuana Letícia Fernandes Custódio, da EMEF “Márcia Helena Martini Falsete Risola”. Ela dominou a categoria TF 46 (semiparalisia) e venceu nos 100 metros rasos, arremesso de peso e salto em distância. “Os resultados foram excelentes, uma vez que todos que estiveram nas finais estaduais subiram no pódio, fato inédito para Mogi Guaçu. Da mesma forma, foi inédito ter uma aluna campeã estadual paralímpica, ainda mais em três provas”, enfatiza Simão Pedro.  
Apesar do ótimo desempenho, Letícia ainda não tem vaga garantida nos Jogos Paralímpicos Escolares. “Na categoria paralímpica os critérios de classificação para final Nacional são diferentes da regular, não basta vencer a final Estadual. O Comitê Paralímpico Brasileiro elabora um ranking nacional e o atleta tem que estar entre os 10 primeiros, portanto, o que importa mesmo são as marcas obtidas na Final”, esclarece o treinador. “A Letícia conseguiu marcas muito boas para sua categoria. Agora, temos que esperar a elaboração do ranking para saber se ela estará nas Paralimpíadas Escolares, que serão realizadas em São Paulo, de 24 a 29 de novembro”, completa.


0 comentários:

Postar um comentário